Transportes em Londres

Vivo em Londres há quase um ano e não houve, até hoje, um dia em que desejei ter carro. Há muitas razões para não ter carro:
  • preço do combustível, mais caro que em Portugal
  • tráfego, no centro de Londres pode ser caótico
  • taxa de congestionamento
  • preço do estacionamento
E a principal razão é que o sistema de transportes públicos é simplesmente muito bom. Conseguimos ir para qualquer lado de transportes, podendo quase sempre escolher entre o metro, comboio ou bus.

TRANSPORT FOR LONDON

TFL é um organismo de gestão dos transportes públicos na área metropolitana de Londres.
O sistema está organizado por zonas em que a zona 1 corresponde ao centro de Londres sendo todas as outras aneis à volta desta. São ao todo 11 zonas (1-9, G e W).
A maneira mais cómoda e barata é comprar o Oyster Card e com estes há várias opções de uso:
  • Pay as you go – carrega-se o cartão com determinado valor que vai sendo descontado a cada viaja. Normalmente é mais barato do que comprar um bilhete. Por exemplo no Bus o bilhete comprado na altura custa 2.30 e com o oyster 1.35.
  • Travelcard – é um passe que pode ter a validade de 1dia, 7 dias, mensal ou anual.

PREÇOS

Os preços, quer dos bilhetes quer dos travelcard, variam também de acordo com a hora, a hora de ponta é sempre mais cara. Atenção que a hora de ponta varia consoante o titulo: se for um bilhete simples a hora de ponta é entre das 06:30-09:30 e das 16.00-19-00 dias úteis. Se for tivermos um travelcard a hora de ponta só se aplica até 09:30 da manhã.
Muita gente afirma que os transportes de Londres são caros. Eu concordo se for na perspectiva de quem visita. Para quem vive e utiliza os transportes constantemente não considero assim tão caro. Por exemplo eu tenho um travelcard mensal zona 1-3 e posso viajar sem restrições nas zonas 1, 2 e 3 e posso viajar até zona 6 de bus. O preço dos travelcard mensais varia entre £112.20 (zona 1) e 291.90 (zona 1-9).
CRIANÇAS
  • Até aos 5 anos viajam livremente sem pagar.
  • Entre os 5 e os 10 anos não pagam em toda a rede do Bus e se estiverem acompanhadas por um adulto não pagam no Tube, DLR e Overground.
  • Maiores de 10 anos, se frequentarem a escola, podem adquirir o Zipcard por forma a viajarem sem restrições em toda a linha do Bus e a terem descontos em todos os outros transportes.
Para saber mais sobre os preço é aqui.

COMO SE MOVIMENTAR

Apesar de complexo o sistema está desenhado de forma a ser fácil a sua utilização. Das visitas que tivemos todas referiram isto mesmo, não tiveram qualquer problema em movimentar-se por Londres. A informação disponível é clara, a sinaléctica é bastante e qualquer questão há sempre um funcionário simpático disponível para ajudar.
O TFL tem disponível no seu site e também como aplicação para quem tem smartphones o Journey Planner. Com esta ferramenta é fácil planear qualquer viagem e também saber os horários, duração da viagem, qual a linha de metro ou estação de comboio etc. É claro que há medida que vamos conhecendo a cidade vamos percebendo que existem outras formas mais fáceis, agradáveis ou mais rápidas de viajar.
Font: http://viveremlondresuk.wordpress.com/

0 comentários:

Postar um comentário