Aprender Inglês

Londres é uma cidade multicultural, onde mais de 20% da população tem o Inglês como segunda língua. É uma cidade onde quem não fala inglês consegue encontrar traballho, onde muitos serviços públicos disponibilizam tradutores. É uma cidade onde se fala Inglês, a língua universal e por isso para todos os que aqui chegam a língua não será uma completa novidade. Muitos terão tido aulas de inglês no seu país natal aquando da frequência escolar. A maioria já terá tido contacto com a lingua inglesa, através dos filmes ou música. Talvez a grande parte dos portugueses que aqui chegam têm um nível de Inglês médio.

Apesar do à vontade que muitos possam ter com o Inglês, quando chegam a Londres imediatamente se confrotam com alguns obstáculos: os sotaques, as pronúncias, as mil e uma formas de falar Inglês, tão diferente e difícil do Inglês Americano dos filmes, as expressões, o calão. Nos primeiros dias têm-se a sensação de que afinal não percebemos nada de Inglês. É claro que esta sensação vai desaparecendo à medida que vamos distinguindo os sotaques e pronúncias, decifrando as expressões e conhecendo o calão.


Porque é importante aprender e/ou melhorar o Inglês?

  • Torna a vida do dia-a-dia muito mais fácil, ir ao médico, ao supermercado, pedir informações, ir às reuniões na escola, etc., tudo fica mais fácil quando percebemos o que nos estão a dizer e quando os outros também nos percebem.
  • Sentir-se integrado, sentimento de pertença, poder interagir com a cidade de uma forma mais fácil e prazerosa.
  • Estabelecer relações, fazer amigos, . Quando não se fala a língua a tendência poderá ser o isolamento ou ficarmos confinados às nossa comunidade, deixando passar uma das maiores vantagens que é viver no estrangeiro: poder conhecer, viver e assimilar outras culturas e formas de estar.
  • Encontrar emprego e/ou progredir no emprego. Apesar de haver sempre oportunidades de emprego para quem não domina a Inglês, é obvio que quanto melhor dominarmos a língua maiores serão as opções.
Como melhorar o nosso inglês numa cidade onde se fala mais de 300 linguas?
  • Ouvir, ouvir e ouvir – quanto mais expostos estivermos à cultura e à língua mais depressa aprendemos/interiorizamos o Inglês. Nada melhor ou mais eficaz que ver televisão e/ou ouvir rádio e conviver com as pessoas.
  • Falar – ao principio pode ser muito difícil pois parece que ninguém nos entende, as palavras e frases saem a muito custo. Mas à medida que vamos praticando tudo se torna mais natural e fácil.
  • Ler – ler é importante para aquisição de novo vocabulário e também para a escrita. Não é preciso comprar livros ou jornais, Londres tem uma enorme oferta de Jornais diários e revistas de distribuição gratuita. É, por isso, um excelente e económico meio de leitura.
Onde aprender/melhorar o nosso Inglês?
  • Ensino formal – frequentar uma escola de Inglês. Em Londres há uma enorme oferta de cursos de inglês para todos os níveis e modalidades (part-time, full-time, online, intensivo, pago, de frequência gratuíta, etc).. Estes cursos são denominados de ESOL (English for Speakers of Other Languages). 
  • Aulas particulares – será uma opção mais dispendiosa mas mais personalizado e adaptado às necessidades particulares de cada um.
  • Internet – sendo o inglês a língua universal, encontramos na Rede uma série de ferramentas que nos ajudam a melhorar o nosso inglês, desde testes, exercícios, aulas, dicionários, comunidades.
Sites interessantes:
ESOL – óptimo site para aprender inglês online, organizado por níveis e também por temas como grámatica, audio, escrita, leitura, etc. Neste site poderá também pesquisar a oferta de cursos ESOL na cidade de Londres, através deste link.
BBC – este site da BBC disponibiliza uma série de recursos para a aprendizagem do Inglês, e abrange desde da história, pronúncia, gramática, escrita etc.
British Council – outro excelente site com uma enorme oferta de recursos didácticos. Existe a versão para crianças.
Talkenglish – lições online que vão desde do nível básico ao avançado.
Edufind – completo guia de gramática online.
Elllo – site com imensos recursos audio.
Fun and Easy English – imensos recursos desde aulas, testes, gramática, pronúncia e até calão.

041220092313
Font: http://viveremlondresuk.wordpress.com/

0 comentários:

Postar um comentário